Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

Combate a incêndio industrial – Comando e controle

O combate a um incêndio em ambiente industrial é uma tarefa complexa, principalmente se o fogo não for debelado na sua fase inicial ou incipiente. Um dos fatores que influenciam muito o sucesso ou fracasso nesse tipo de operação está relacionado à liderança, mais especificamente na avaliação do cenário e definição de objetivos, estratégia e táticas para o combate. Apesar disso, nem sempre esses aspectos recebem o merecido destaque nos treinamentos de Brigadistas de Incêndio ou de Bombeiros Profissionais Civis. Vamos examinar o assunto, trazendo principalmente conceitos que fazem parte da edição de 2007 da NFPA 1081, Standard for Industrial Fire Brigade Member Professional Qualifications. Vale lembrar que a norma foi revisada e que a versão vigente é a de 2012. Apesar disso, os conceitos continuam válidos.

Incêndio em indústria químca em Waxahachie, Texas, em outubro de 2011. (http://www.csmonitor.com/)


O gerenciamento por objetivos é uma característica do Sistema de Comando de Incidentes (ICS). Esses objetivos estão normamente colocados no Plano de Ação do Incidente (Incidente Action Plan – IAP), que deve cobrir todos os objetivos e atividades de suporte necessárias durante todo o período operacional (normalmente de até 12 horas). Em incidentes simples, o IAP pode ser verbal, mas em casos mais complexos, deverá ser escrito. O plano traz as estratégias e as táticas para o controle do incêndio.

A estratégia pode ser considerada como o objetivo principal do controle do incidente, ou o que o líder espera conseguir realizar de modo global. A estratégia adotada irá direcionar as táticas que serão usadas no incidente.

As táticas são as tarefas específicas necessárias para alcançar o objetivo estratégico. Quando abordamos o combate a incêndio industrial, os sete objetivos táticos são:
- Salvamento (ou resgate)
- Isolamento das exposições
- Confinamento
- Extinção
- Rescaldo
- Recuperação/proteção de propriedade (salvage, em inglês)
- Ventilação

Esses sete objetivos estão de acordo com as prioridades táticas comuns a todos os incidentes aos quais o Sistema de Comando de Incidentes (não somente em incêndios), que são:
- Segurança (life safety): a primeira prioridade do Comandante do Incidente (IC) é sempre a preservação da vida, dos socorristas e do público.
- Estabilização do incidente: o IC deve organizar os esforços de maneira que o incidente não se propague.
- Conservação da propriedade (e do meio ambiente).

Em postagens futuras abordaremos mais sobre os sete objetivos táticos e sobre o processo de avaliação do incidente.

Um comentário: